Você sabia? Deputado Gilberto Ribeiro sempre preocupado com a área da saúde.

Compartilhar

Importante: você sabia? 

14-doenca-celiaca

A doença celíaca é caracterizada pela intolerância do organismo humano ao consumo de alimentos com glúten. O glúten é uma proteína que se encontra na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Os portadores de tal doença possuem uma sensibilidade superior no aparelho digestivo, e a ingestão do glúten acaba por causar lesões progressivas no intestino, órgão encarregado da absorção de nutrientes. Assim, o celíaco acaba por sofrer de má nutrição, que causa baixa imunidade, colocando em risco sua vida.

Tal enfermidade crônica é uma das doenças mais comuns em todo mundo. Em nosso país, há uma estimativa de que exista um cidadão celíaco para cada 600 habitantes, sendo um número relevante e que deve ser visto com olhos atentos. A doença pode se manifestar somente na fase adulta, mas muitas crianças apresentam os sintomas nos primeiros anos de vida. Para salientar ainda mais a gravidade, uma estimativa realizada em 2010, por pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, apontou que essa patologia é responsável pela morte de cerca de 42.000 crianças, todos os anos, ao redor do mundo.

Nesse sentido, pensando na saúde de nossas crianças, o Deputado Estadual Gilberto Ribeiro apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná, visando a obrigatoriedade do fornecimento de alimentação adequada a todas as crianças celíacas que frequentam a rede estadual de ensino público. Com o apoio de todos os parlamentares e órgãos relacionados à saúde e educação, o projeto foi aprovado. Hoje, a Lei 18.593, de 19 de outubro de 2015, estabelece mais um mecanismo de proteção à saúde e bem-estar das crianças paranaenses.

Jhonatan Jordão

0 Reviews

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *