Programa Feira Verde de Ponta Grossa poderá ter veículo próprio

Compartilhar

Publicado no blog da Cristiane Fortes

Dep. Gilberto Ribeiro feira ponta grossa

A Indicação é do deputado Estadual Gilberto Ribeiro (PSB) que visa atender as necessidades do programa que promove a troca de material reciclável por frutas, legumes e verduras.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Abastecimento de Ponta Grossa, o programa Feira Verde foi criado em dezembro de 2007 com a intenção de ajudar no trabalho da coleta seletiva do lixo da cidade e promove a troca de material reciclável por frutas, legumes e verduras, contribuindo decisivamente para melhorar a qualidade da alimentação e a saúde de aproximadamente 10 mil famílias carentes. Com uma alimentação mais equilibrada, rica em sais minerais, vitaminas e fibras, a qualidade de vida melhora, a instalação de doenças virais é dificultada e até mesmo o desempenho profissional e estudantil é melhorado.

Desta forma, o deputado Gilberto Ribeiro encaminhou indicação solicitando ao governador Beto Richa, a aquisição de um automóvel Kombi para atender as necessidades do Programa Feira Verde, ressaltando que é de suma importância colaborar para a valorização e ampliação de programas como este, “além de beneficiar as famílias de baixa renda, auxilia na questão ambiental. Precisamos incentivar e valorizar esses projetos”, conclui. A senhora Iraci de Fátima Piotrovski, presidente da Associação de Moradores do Parque Bonsucesso, avalia que esse é um programa com excelentes resultados. “Os moradores aprovaram e participam ativamente. A gente não vê lixo na rua”, diz.

O PROGRAMA

O programa beneficia as famílias de baixa renda e auxilia na proteção ambiental. (Foto Divulgação).

O programa beneficia as famílias de baixa renda e auxilia na proteção ambiental. (Foto Divulgação).

De acordo com o programa, dois quilos de materiais recicláveis equivalem a um quilo de alimento. Com isso, a cada mês são distribuídas cerca de 130 toneladas de alimentos de qualidade em 115 pontos de troca. Em media, uma família leva para casa até 15 quilos de frutas, legumes e verduras, por dia de troca, garantindo um complemento nutricional por duas semanas.

Para valorizar o incentivo o arranjo de produção local, a Prefeitura de Ponta Grossa também firmou parceria com pequenos produtores rurais do município para o abastecimento do Feira Verde, através do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar. A parceria garante produtos frescos e de qualidade. A intenção do município é ampliar gradativamente a participação de agricultores familiares, priorizando o pequeno produto, dando assistência para que produzam mais e melhor e também que se escoe melhor.

MEIO AMBIENTE

O Feira Verde também traz uma grande contribuição para o meio ambiente, reduzindo a presença de lixo nas ruas, fundos de vales, terrenos vazios e reduzido a destinação de materiais recicláveis para o aterro sanitário. Todo material reciclável é doado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, apoiados pela Administração Municipal, e que tem ajudado diretamente em torno de 150 famílias de catadores.

O Programa Feira Verde significa também mais comida na mesa das pessoas, menos lixo no meio ambiente e geração de emprego e renda. Com intuito de melhorar ainda mais o atendimento do programa.

0 Reviews

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *