Governador do Paraná e Deputado Gilberto Ribeiro inauguram Pronto Socorro do Hospital Regional da Lapa

Foto: Assessoria Deputado Estadual Gilberto Ribeiro

A cerimônia de inauguração do Pronto Socorro do Hospital Regional da Lapa São Sebastião aconteceu na quinta-feira (14). O Deputado Gilberto Ribeiro (PL) e o Governador Ratinho Junior (PSD) fizeram a entrega oficial e na sequência conheceram as instalações da unidade hospitalar.

Ao todo, desde o ano de 2020 o espaço recebeu o investimento de R$ 15,39 milhões que foi alcançado por meio da efetivação do Termo de Convênio firmado entre o Governo do Estado, o Município de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná e sua fundação de apoio – Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Além disso, houve a participação da sociedade civil organizada, pessoas físicas, empresários capitaneados pelo Rotary Club, Ministério Público do Trabalho, Justiça Federal, Prefeitura da Lapa entre outros que contribuíram com materiais de construção, equipamentos e infraestrutura viabilizando este projeto em apenas 8 meses.

Com 84 leitos, o hospital tem potencial para absorver a demanda dos 13 (treze) municípios que compõe a região, o que importa no atendimento de mais de 270.000 (duzentos e setenta mil) habitantes. Os atendimentos iniciaram na segunda quinzena de janeiro de 2023 com contratação das equipes médicas, enfermagem e outros profissionais, treinamentos e confecção dos protocolos assistenciais. Até o momento, foram atendidos 1.297 pacientes no Pronto Socorro, feitas 1.111 radiografias e 413 tomografias.

O HOSPITAL REGIONAL DA LAPA SÃO SEBASTIÃO:

O Hospital iniciou suas atividades com o nome de Sanatório São Sebastião foi o primeiro hospital construído no Brasil com dinheiro dos cofres públicos para tratamento específico da tuberculose. Inaugurado em 30 de outubro de 1927, foi idealizado pelo Governador Caetano Munhoz da Rocha. A intenção do Governador Munhoz da Rocha era dotar o Paraná de um estabelecimento modelo para o tratamento dos tísicos, por isso, o Sanatório foi feito nos moldes dos sanatórios suíços. A escolha de designar esta unidade hospitalar de São Sebastião deu-se devido a São Sebastião ser o nome do santo que é considerado o “Protetor das Pestes”.

Veja também: