Mais de 4.700 alunos de 200 escolas estaduais participam dos Clubes de Ciências do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, uma iniciativa que leva tecnologia e conhecimento para dentro das comunidades escolares. Nesta fase, o Estado está investindo R$ 32 milhões, em parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária
Os clubes surgiram em setembro de 2024 a partir de 470 propostas, das quais 200 foram selecionadas para implementação, distribuídas entre colégios de tempo integral e contraturno. Eles desenvolvem projetos com foco em robótica, química, física, ciências humanas e, principalmente, questões ambientais, alinhando teoria e prática para solucionar desafios reais nas comunidades.
Segundo a articuladora do NAPI, Débora Sant’Ana, “a ideia é que eles façam a diferença pesquisando problemas locais ou regionais, interagindo com a comunidade escolar e com as famílias do entorno… aprendem e se tornam protagonistas”.
Apoio a projetos de ciência, tecnologia e educação é prioridade em nosso mandato.
Fale conosco pelo WhatsApp: (41) 9 8827-7687