O que acontece com a nossa segurança pública?, por Gilberto Ribeiro

Gilberto Ribeiro (*)

Segundo levantamentos da ONG ” Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal”, Curitiba é hoje a 44ª cidade mais violenta do mundo. Mas o que é isso?

A lista apresenta cidades com mais de 300 mil habitantes. E, vou dizer uma coisa pra vocês: os países que estão em guerra, estão fora desta lista! O que está acontecendo com a segurança pública em nosso estado?

As nossas polícias fazem o que podem. Mas o que acontece? É falta de um planejamento claro para a implantação de políticas de segurança pública efetivas? Falta de policiais na rua? Ou os governos que passaram sucatearam nossas polícias com investimentos que não acompanharam a realidade e a necessidade para o combate ao crime?

Vi, embasbacado, os reféns sendo colocados na traseira de uma caminhonete roubada, quando bandidos fizeram um “rapa” nos bancos da cidade de Curiúva.

Tem cidades do interior do estado que contam com um efetivo próximo de 4 homens, revezando-se em escala… se um deles adoece, como é que fica a segurança dessa cidade?

Sinceramente. Não consigo entender o que se passa com a Segurança Pública do nosso estado.
Nossos milicianos da Polícia Militar e nossos amigos da Polícia Civil fazem o que podem… mas ainda assim, a criminalidade vem aumentando a cada dia, e o estado não consegue dar conta do recado…

(*) Gilberto Ribeiro é comunicador, deputado estadual no Paraná, e 3º Vice Presidente da Assembleia Legislativa.

Veja também: