O cenário brasileiro vem trazendo um número alarmante de ocorrências de furtos e roubos de cargas. No total de casos do país há registros de que 81,3% aconteceram no Sudoeste, no entanto, está havendo a imigração das quadrilhas para a região Sul, aumentando com isso, as ocorrências no Estado do Paraná.
Essa prática está amedrontando transportadoras e motoristas no nosso Estado, pois no ano passado houve um crescimento significativo de episódios, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo o presidente da Federação das Transportadoras de Cargas do Paraná (Fetranspar), Coronel Sergio Malucelli – em entrevista à Gazeta do Povo, publicada no dia 17/03/2012 – esse crescimento recente assusta principalmente porque se trata de um fenômeno relativamente novo no Paraná e a situação piorou nos meses de Outubro , Novembro e Dezembro de 2011.
É de ressaltar que não obstante a existência da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, que cuida também dos casos de roubo e furtos do Estado do Paraná, há que se dispender especial atenção a esses crimes, portanto , salutar se mostra a criação de delegacia especializada, desvinculando esta matéria da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, pois isso agilizará a resolução dos casos que vem ocorrendo no Paraná, a exemplo de como ocorreu com os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Visando a segurança deste setor, o Deputado Gilberto Ribeiro, fez indicação legislativa onde sugere ao governo do Estado do Paraná e a Secretaria de Segurança Pública a criação da Delegacia de Furtos e Roubo de Cargas.
Deputado Gilberto Ribeiro: “Com você, pra você e pra mais ninguém!”