Do Blog do Chicão Somavilla
Foi publicado no diário oficial do Estado do Paraná, desta segunda-feira (27), algumas datas comemorativas e a concessão de títulos de utilidade pública assinadas pelo governador Beto Richa (PSDB). Entre as cidades mencionadas no documento, está Piraquara. O município recebeu o título de Capital das Águas do Paraná.
O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 15 de julho. A autoria é do deputado Gilberto Ribeiro (PSB).
Capital das Águas
A cidade de Piraquara é responsável pelo fornecimento de mais de 50% da água potável destinada à Curitiba e alguns municípios da Região Metropolitana. Com cerca de 125 anos de existência, Piraquara tem área de proteção ambiental permante, nascentes e as represas Piraquara I, II e II, além da Barragem do Iraí (juntamente com Pinhais e Quatro Barras). O município inclusive já foi chamado de “Berço das Águas” e “Cidade dos Mananciais”.
Comentário
Dado importante, pois este recurso natural está minguando no mundo inteiro e sua preservação deve prever a sustentabilidade. Piraquara merece um significativo aumento nos royalties, uma vez que sofre prejuízos fiscais na arrecadação pelo fato de que empresas de diversos segmentos não podem se instalar no município dada à necessidade da preservação de seus mananciais.